As linha de vazamento e Resfriamento são separadas da linha de moldagem e, é diferente pelo fato de que, os movimentos acontecem com a utilização de placas de vazamento em ferro fundido. Estas placas são movimentadas em toda a zona de vazamento e resfriamento por meio de 2 carros de transferência, com impulsores a bordo, que transferem as placas, de acordo com uma lógica predefinida, e que inclui todas as operações, ou seja:
- transferência para a linha de vazamento;
- transferência para o desmoldador, e retorno para a zona de carga dos bolos a serem vazados.
Toda a linha referente às placas de vazamento é controlada por um painel eletrônico principal, completo de IHM, que mostra todos os deslocamentos no interior da linha.
Um painel auxiliar para as operações automáticas é posicionado na zona do desmoldador, permitindo ao operador de selecionar a linha da qual serão movimentados os bolos para a desmoldagem.
O funcionamento manual da linha é controlado por botoeiras, posicionadas em frente ao painel principal.
Os carros de transferência com impulsores, levam a bordo todos os equipamentos necessários para estas operações, inclusive suas próprias centrais hidráulicas.
As operações nas placas, nas partes fixadas pelo sistema, são executadas por dispositivos necessários para cada ponto, ou seja: Bloqueio das placas na linha , impulsor para enviar os bolos ao desmoldador etc.
O funcionamento da linha de vazamento e resfriamento é muito simples, mas é dotado de um complexo sistema de controle eletrônico, para garantir uma elevada flexibilidade de funcionamento, de modo que cada sistema possa se movimentar exatamente como solicitado pelo operador.
Quando o carro de transferência recebe um novo bolo , o carro se move ao longo da linha de vazamento. Contemporaneamente, o outro carro se desloca em direção à extremidade da mesma linha.
Quando o carro estiver posicionado, os rolos motorizados movimentam a placa de vazamento em direção à extremidade do carro. O gancho do impulsor se levanta, atrás da placa e os dispositivos laterais de bloqueio de destravam na extremidade de cada linha.
O cilindro do impulsor se estende e empurra a linha completa de placas, que avançam de um passo, enquanto que os dispositivos laterais de bloqueio prendem as placas para mantê-las posicionadas na linha.
A placa de vazamento, já com o bolo vazado e resfriado, sai na outra extremidade sobre o outro carro e se desloca em direção à posição dos roletes do carro. Depois, os 2 carros se dirigem em direção à linha de retorno, da qual é movimentado um outro bolo em direção ao desmoldador e o mesmo processo é repetido na sequência.
Na linha do desmoldador é montado um impulsor hidráulico. Esta unidade empurra lateralmente o bolo, vazado e resfriado, em direção à um chute que direciona o bolo para o desmoldador e contemporaneamente efetua a limpeza da superfície superior da placa de vazamento com uma escova metálica. A placa já limpa e vazia, retorna para a linha e se desloca através do carro de transferência para a posição do transportador, sob a estação de acoplamento pronta para receber um novo bolo.
O SISTEMA, CASO ASSIM PREVISTO, PERMITE A RECIRCULAÇÃO DE MOLDES, NO CASO EM QUE HAJA NECESSIDADE DE PRORROGAR O TEMPO DE RESFRIAMENTO OU AGUARDAR O VAZAMENTO DE ALGUMA LIGA ESPECIAL OU OUTRO MOTIVO QUE SEJA EXIGIDO PELO PROCESSO.