A gama de aplicação dos equipamentos Fast Loop abrange moldes de 800x800x100/100 a 1800x3400x680/680. As cadências produtivas, de acordo com o tamanho e os dispositivos utilizados vão de 8 moldes/h a 30 moldes/h. O nível de automação pode variar de acordo com as exigências específicas do cliente. A KNBS pode fornecer sistemas, semi-automáticos e até completamente automáticos.
Para os sistemas mais avançados existe a disponibilidade da implementação de um programa de gestão as produção, confiável e fácil de ser instalado, que realiza automaticamente as operações necessárias, segundo os dados introduzidos através de um computador. Também existe à disposição um sistema de diagnose que monitora o funcionamento de cada componente de todo o sistema de moldagem.
A área de troca de modelo permite fácil acesso ao modelo para a limpeza do mesmo e para a preparação das caixas de moldagem. A troca de modelo pode ser interligada a um sistema de armazenagem automático de modelos controlado por computador. As operações de troca de modelo são executadas em tempo de ciclo, sem necessidade de parada de produção.
Os misturadores usados para encher o molde tem capacidade de 6 a 60t/h e podem ser de braço simples ou duplo com movimentos em geral servo-assistidos.
A fase de enchimento do molde é completada com o auxílio de uma mesa vibratória para uma perfeita compactação do molde, cuja intensidade de vibração é controlada de acordo com as caravterísticas do molde, e com um NIVELADOR automático que elimina a areia em excesso, obtendo-se assim a superfície do molde, oposta ao modelo, perfeitamente plana.
A área de moldagem inclui as posições de cura dos moldes que podem variar pelo processo aplicado e a produção por hora da instalação. Os deslocamentos das placas que levam os moldes às estações de cura são executados por meio de uma motorização especial em cada trecho que permite rampas constantes de aceleração e desaceleração.
A área de extração do molde é completamente automática e é operada por uma máquina, tipo Rollover, que se encarrega também de enviar o molde à linha de pintura e o retorno da placa modelo ao loop de moldagem.
Se a extração falhar a máquina repete automaticamente a operação até conseguir o resultado correto.
A operação de pintura fica facilitada pelo uso de estações que manejam o molde e o colocam na posição mais cômoda e adequada ao método de aplicação de pintura utilizado.
A secagem em geral se realiza no túnel de ar quente. Eventualmente um túnel de pré-secagem pode ser instalado antes da pintura que contribui para uma secagem mais rápida.
A linha de montagem de machos permite fácil acesso aos moldes, facilitando assim a montagem de machos.
Este tipo de carrossel foi especificamente projetado para a moldagem em NO-BAKE de bolos de pequenas dimensões.
Ele combina a economia de utilização e o baixo investimento inicial à uma alta produtividade podendo produzir até 30 moldes completos/ hora. A mistura das areias (nova e recuperada) com resina e catalisador para todos os processos NO-BAKE é garantida por um misturador de alta velocidade, com braço simples, tipo MK/12 com uma capacidade de 12 ton/hora.
As Mesas vibratórias KNBS possuem capacidade padrão de 0,25 a 50 toneldas de carga, sendo possivel trabalhar com capacidades diferentes, mediande projetos especiais.
A compactação de moldes, caixas de machos ou de caixas de qualquer processo No-bake é obtida através do levantamento entre um rolete e o outro da parte vibratória da mesa, que entra em contato com a placa de suporte.
Os vibradores geram uma vibração perfeitamente unidirecional, perpendicular ao plano vibratório cuja amplitude é regulável de 0 ao máximo com regulagem manual da posição das massas rotativas e cujo tempo de vibração pode ser regulado manual ou automaticamente. Quando a máquina for utilizada individualmente, estas operações são feitas pelo operador por meio de um distribuidor comandado por alavanca ou pedal. O revestimento da superfície de contato com a placa de borracha especial antidesgaste permite manter o ruído baixo, dentro dos limites previstos por lei.
Atuadores pneumáticos de alta eficiência isolam a parte vibratória do solo, impedindo a transmissão das vibrações à instalação.
Estas mesas vibratórias permitem notável economia de aglomerante, enquanto a compactação aumenta as características mecânicas do molde. A mesa vibratória pode ser equipada com regulador automático de frequência que permite a variação da frequência da vibração permitindo adequar a compactação aos diferentes tipos e dimensões do molde assim como os tipos de aglomerantes utilizados.
A máquina gira e extrai perfeitamente o molde montado na placa, para produzir bolos, machos ou caixas no mesmo ciclo de produção já que as operações se baseiam exclusivamente na placa porta-modelo que é travada hidraulicamente na linha de roletes de entrada.
O funcionamento é completamente automático com a possibilidade, a qualquer momento, de passar para comando manual. Os acionamentos são principalmente hidráulicos, controlados por válvulas proporcionais já que é necessário um comando de aceleração/desaceleração com rampa ajustável.
Um sistema automático de controle da execução da extração permite trabalhar sem supervisão. A automação é obtida por meio de um PLC. O uso principal deste tipo de Rollover extrator está nas instalações automáticas de moldagem Fast Loop, sendo também possível introduzi-la em um sistema mais tradicional de moldagem semi-automático ou manual, ou ainda de modo individual.
As estações de pintura KNBS pode ser utilizadas com todos os sistemas principais de pintura: lavagem, airless, spray e com todos os tipos de pintura normalmente utilizadas nas fundições, tanto à base de água como à base de álcool. A pintura em excesso é recolhida em cubas oportunamente projetadas, que ficam logo abaixo dos manipuladores que seguram e posicionam os moldes para este processo.
Na pintura por lavagem uma bomba efetua a filtragem e recirculação da tinta. Uma bandeja corredição (opcional) permite reduzir ao mínimo a queda de areia na cuba durante as operações de limpeza do molde. Para as pinturas à base de álcool ou para a aplicação com spray, pode ser prevista uma coifa de aspiração para garantir condições de trabalho em conformidade com as normas de trabalho.
O processo de fechamento de moldes pode ser realizado de maneira manual, utilizando manipuladores operados manualmente e com fechamento automático, nesse caso utilizando manipuladores cujo processo de fechamento de moldes é realizado integralmente de maneira automática.
Explore todos os produtos